Meu Universo Particular!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Rumo à agendade desenvolvimento sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

2015, momento de ação global para as pessoas e o planeta

O ano de 2015 apresenta uma oportunidade histórica e sem precedentes para reunir os países e a população global e decidir sobre novos caminhos, melhorando a vida das pessoas em todos os lugares.

Essas decisões determinarão o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Em 2015, os países têm a oportunidade de adotar a nova agenda de desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo global sobre a mudança climática.

Espera-se que as ações tomadas em 2015 resultem nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

As Nações Unidas estão trabalhando junto aos governos, sociedade civil e outros parceiros para aproveitar o impulso gerado pelos ODM e levar à frente uma agenda de desenvolvimento pós-2015 ambiciosa.

A redução da pobreza é um dos eixos da agenda de desenvolvimento pós-2015. Crianças na favela de Kallayanpur, uma das favelas urbanas em Daca, Bangladesh. Foto: ONU/Kibae Park
A redução da pobreza é um dos eixos da agenda de desenvolvimento pós-2015. Crianças na favela de Kallayanpur, uma das favelas urbanas em Daca, Bangladesh. Foto: ONU/Kibae Park

Garantir uma vida com dignidade – 2015 é o ano no qual os países vão se adaptar e adotar uma nova agenda de desenvolvimento que vai se basear nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Os ODM foram estabelecidos no ano 2000 e incluem oito objetivos de combate à pobreza que devem ser alcançados até o final de 2015. Desde então, progressos significativos foram realizados:
  • A pobreza global continua diminuindo;
  • Mais crianças do que nunca estão frequentando a escola primária;
  • Mortes infantis caíram drasticamente;
  • O acesso a água potável expandiu significativamente;
  • As metas de investimento para combater a malária, a aids e a tuberculose salvaram milhões de pessoas.
Os ODM estão fazendo uma verdadeira diferença na vida das pessoas, e esse progresso pode ser expandindo na maioria dos países com forte liderança e responsabilidade. Saiba mais sobre os progressos em cada área visitando pnud.org.br/ODM

Fonte: www.onu.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21/09: DIA INTERNACIONAL DA PAZ

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Paz, 21 de setembro de 2015

Parcerias para a paz – dignidade para todos
Em 2015, comemoramos o Dia Internacional da Paz, juntamente com o 70º aniversário da UNESCO.
Durante 70 anos, a nossa mensagem tem sido a mesma. A paz deve ser construída nas mentes das mulheres e dos homens, com base nos direitos humanos e na dignidade, por meio da cooperação em educação, ciências, cultura, comunicação e informação. A solidariedade e o diálogo são os fundamentos mais fortes para a paz, orientados pela igualdade, pelo respeito e pela compreensão mútua.
Em tempos de turbulência, quando todas as sociedades estão em transformação e a cultura está sob ataque, esta mensagem nunca foi tão importante. Este é um ano de mudanças para o mundo, quando os Estados vão definir uma nova agenda global de desenvolvimento sustentável, que deve ser uma agenda para a paz, por meio de parcerias em todo o mundo e em todos os âmbitos da sociedade. Hoje, acredito que cada um de nós tem uma responsabilidade compartilhada para moldar um futuro melhor para todos, por meio da construção da paz em nossas próprias vidas, todos os dias.
A paz é mais do que a ausência de conflito armado, entre Estados e dentro dos próprios Estados. O Congresso Internacional da UNESCO sobre a Paz nas Mentes dos Homens de 1989, realizado em Yamoussoukro (Costa do Marfim), foi claro – a promoção de uma cultura de paz clama pela construção do entendimento mútuo entre as comunidades, os grupos sociais e os indivíduos. Hoje, mais do que nunca, os direitos humanos e a dignidade devem ser o nosso ponto de partida, e o diálogo deve ser a nossa ferramenta mais poderosa. A Década Internacional de Aproximação das Culturas (2013-2022), proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, está sendo liderada pela UNESCO para esses fins, para promover a riqueza da diversidade cultural e a construção de novas pontes de diálogo. O mesmo espírito orienta o novo Plano de Ação Integrado da UNESCO, Empoderamento da Juventude para a Construção da Paz, que visa a fornecer, a jovens mulheres e homens, conhecimento, capacidades e valores que lhes permitam viver vidas pacíficas, construtivas e produtivas, assim como para engajá-los como cidadãos globais responsáveis.
Nenhum Estado sozinho, não importa quão poderoso seja, pode garantir a paz. Juntos, em parceria, podemos construir as defesas da paz nas mentes de cada mulher e de cada homem – especialmente nas mentes dos jovens –, para fomentar novas relações de harmonia e compaixão com os outros e com o mundo. 

Nossos Leitores gostaram igualmente de