Meu Universo Particular!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pré-sal: Anúncio sobre os leilões de exploração!


O Brasil, que produz cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia, também vai retomar este ano o leilão de blocos do pré-sal não, disse Lobão, em sua cerimônia de posse como ministro, cargo que ocupou no governo anterior, até abril de 2010. O Leilão rodadas foi suspenso desde a descoberta das reservas do pré-sal enorme em 2007, até 7 km (4,4 milhas), sob uma camada de sal-gema, na pendência de reformas legislativas do Brasil em petróleo e gás, que ainda estão incompletos. Os blocos do pré-sal primeiros a serem leiloados são susceptíveis de ser a partir da perspectiva de Libra que tem reservas estimadas em até 15 bilhões de barris de óleo equivalente, que será concedida através de um sistema de partilha de produção em lei votada em dezembro, enquanto o sistema de concessão existente, segundo a qual os produtores pagam royalties ao governo em vez de óleo. 
Não obstante, a reserva do pré-sal do Brasil é estimada para conter 50 bilhões ou mais de barris de petróleo e poderia impulsionar o país latino-americano para as fileiras dos maiores produtores de petróleo do mundo. De acordo com Márcio Zimmermann, (MME/BR), um novo modelo de distribuição de royalties entre estados deve primeiro ser aprovado antes de leilões. Destarte, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou uma parte da legislação que iria ver produtores de petróleo (royalties), ou seja,  Estados a partilhar com Estados não Produtores, em meio a feroz resistência por parte dos Estados produtores, como Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, o governo enviou uma nova proposta ao Congresso em royalties que subiria para 15% das receitas de 10% anteriormente. A participação do governo Federal sobre os royalties seria reduzida para 19% (antes de 25%) . 
Separadamente, o Ministro - MME Lobão disse que vai discutir com o executivo-chefe da gerência Brasil, empresa estatal de petróleo da Petrobras ( PETR4.SA ) (PBR.N ) a possibilidade de comprar uma participação na Galp energia firme Português ( GALP.LS ). ENI da Itália ( ENI.MI ) quer vender sua participação na Galp para a Petrobras por 4,7 bilhão de euros ($ 6,2 bilhões), Diário Econômico na semana passada. 
Segundo o portal de notícias da Reuters, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que os leilões dos campos do pré-sal devem ter início no segundo semestre de 2011 sob um novo modelo de participação. No modelo atual, os produtores pagam o governo com royalties ao invés de petróleo. A informação foi reproduzida pela CNBC, pelos jornais Calgary Herald e La NaciónA Petrobras é citada em matéria da EFE sobre a valorização das ações da Apple. A agência avalia que apesar de a companhia se destacar no mundo dos negócios, ela não estava, até agora, entre as 50 maiores companhias do mundo por valor bursátil. A lista, elaborada pelo jornal alemão Handelsblatt, é encabeçada pela Exxon e tem a Petrobrás na sétima posição.
Tradução Livre: Wirna Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de