Meu Universo Particular!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Millenuim Project - O Projeto do Milênio da Organização Nações Unidas.




O Projeto do Milênio foi especialmente constituído pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, em 2002, para desenvolver um plano de ação concreta para que o mundo reverta o quadro de pobreza, fome e doenças opressivas que afetam bilhões de pessoas. Liderado pelo Professor Jeffrey Sachs, o Projeto do Milênio é um órgão consultivo independente, que apresentará suas recomendações finais, “Um Plano Global para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O Plano Global propõe soluções diretas para que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio sejam alcançados até 2015. O mundo já possui a tecnologia e o conhecimento para resolver a maioria dos problemas enfrentados pelos países pobres. Até então, no entanto, tais soluções não foram implementadas na escala necessária. O Plano Global do Projeto do Milênio apresenta recomendações para que isso seja feito tanto em países pobres quanto em países ricos.



O Projeto tem trabalhado com países em desenvolvimento, ajudando a identificar: quantas mães necessitam de acesso a clínicas médicas, quantas crianças necessitam de imunização, quantos professores devem existir em cada distrito, quantas bombas de água devem ser instaladas, entre outros, para que cada país entre nos eixos para 2015. Apoiado por exemplos testados e comprovados acerca do que já funciona no combate às muitas faces da pobreza, o Plano Global recomendará meios concretos para o avanço dos ODM no mundo em desenvolvimento e esboçará como os compromissos de ajuda dos países doadores podem auxiliar no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Ainda há tempo para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – embora curto. Até nos países mais pobres, os Objetivos podem ser alcançados até 2015. Mas o leque de oportunidades está se fechando. Uma grande mudança nas políticas globais foi necessária em 2005 para que os países mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos. Observa-se no entanto, que mais de um bilhão de pessoas – um sexto da população do mundo – vive na extrema pobreza, à falta de água tratada, nutrição adequada, cuidados médicos e serviços sociais necessários para sobreviver. Isso significa que um episódio isolado de doença, uma gravidez mal-planejada, uma seca ou uma peste que destrua as plantações pode ser a diferença entre a vida e a morte. Em muitos dos países mais pobres, a expectativa de vida é metade da expectativa de vida daqueles que moram no mundo de alta renda – 40 anos ao invés de 80 anos.
Ressaltamos ainda, que as conseqüências da pobreza vão muito além das sociedades atormentadas. A pobreza, desigualdade e doenças são as principais causas de conflitos violentos, guerra civil e falhas de estado. Um mundo de extrema pobreza é um mundo de insegurança.
O Projeto do Milênio recomenda uma estratégia global para auxiliar as nações a mudar o curso contra a pobreza. Usando as metas determinadas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, as recomendações de políticas feitas pelo Projeto são centradas em:
•  Planejamento para o horizonte temporal de 2015;
•  Busca dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como metas mínimasnos países em desenvolvimento;
•  Especificações de como os países doadores devem agir em relação a seus compromissos de ajuda, comércio e alívio da dívida externa para coerentemente apoiar os países mais pobres do mundo no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Se, o mundo adotar e seguir um plano para alcançar os Objetivos, poderemos chegar a 2015 com um sucesso sem precedentes na redução da pobreza, doenças, fome e discriminação nos países mais pobres. Ao fazer isso, nós não somente salvaremos dezenas de milhares de vidas, mas também ajudaremos o mundo a alcançar a paz e a segurança que almeja.

Forças-tarefas

13 - Ciência, tecnologia e inovação

Para maiores informações:
Projeto Milênio das Nações Unidas:
Erin Trowbridge, Tel: +1 (212) 906 6821, Cel: +1 (917) 291 7974erin.trowbridge@unmillenniumproject.org;
Luis Montero, Tel: +1 (212) 906 5754, Cel: +1 (347) 267 7237,luis.montero@unmillenniumproject.org;
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento:
William Orme (Nova Iorque), Tel: +1 (212) 906 5382, Cel: +1 (917) 607 1026,william.orme@undp.org;
Mattias Johansson (Bruxelas), Cel: + (46-70) 316 23 44,mattias.johansson@undp.org;
Cherie Hart (Bangkok), Tel: + (66-2) 288 2133, Cel: + (66-1) 918 1564,cherie.hart@undp.org;
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil:
José Carlos Libânio (Brasília), Tel (61) 329-2040,jose.carlos.libanio@undp.org.br;
Yolanda Pólo (Brasília), Tel: (61) 329-2014, yolanda.polo@undp.org.br ;
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento;
FONTE: http://www.pnud.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de